Raul Castro a sucessão óbvia

Fidel Castro de rebelde a líder

EUA rendidos a Fidel

Aproximação à URSS

Corte de relações com os EUA

Supressão da oposição

Exportação da Revolução para a América

A criação do PC Cubano

Reaproximação a Moscovo

Diplomacia cubana

O regresso a Cuba

O definhar da economia cubana

A importância dos "balseros"

Renovada a presença internacional

Fidel e Portugal


Liberdade amordaçada

Rádio Reloj em directo

.arquivos

. Agosto 2006

.links

Terça-feira, 1 de Agosto de 2006

Fidel e Portugal

Fidel esteve duas vezes em Portugal.
A primeira foi no Porto, em 1998, na Cimeira Ibero-Americana.
Fidel foi a uma festa em Matosinhos promovida pela «Associação de Amizade Portugal - Cuba» e pela «Comissão Regional do Porto contra o Bloqueio e de Solidariedade com o Povo de Cuba». Entre outros, estiveram presentes Carlos Carvalhas, Vasco Gonçalves, José Saramago, e o presidente da Câmara, Narciso Miranda.
 
Na altura, Saramago, que tinha acabado de receber o Nobel da Literatura, disse que «Cuba dá-nos todos os dias uma lição de coragem. Cuba vive mais firme do que uma rocha, porque uma rocha gasta-se mas, até agora, a vontade do povo cubano não se desgastou». Cinco anos mais tarde, quando do fuzilamento de cubanos que tentaram desviar um barco para os EUA, Saramago afirmou-se desiludido com Fidel: «Cuba não ganhou nenhuma heróica batalha fuzilando esses três homens, mas perdeu a minha confiança, destruiu as minhas esperanças e defraudou as minhas expectativas».
 
Em Maio de 2001 Fidel voltou a passar por Portugal. Além dos contactos institucionais, o líder Cubano deslocou-se à embaixada de Cuba onde, segundo a imprensa oficial cubana, o esperavam «um grupo de amigos». Os portugueses citados foram «Carlos Carvalhas, secretario general del Partido Comunista Portugués (PCP), el general retirado Vasco Goncalves, primer ministro de uno de los gobiernos provisionales surgidos con la Revolución de los Claveles de abril de 1974, y el almirante Alva Rosa Cutinho».
 
Para muitos portugueses a revolução cubana foi uma referência. A fotografia de Che foi um dos ícones da revolução portuguesa e a postura de Havana em relação aos EUA mereceu (e merece) a aprovação de alguns partidos políticos e organizações portuguesas.
 
As relações mais intensas entre os dois países foram nos tempos do PREC, (período revolucionário em curso) em Portugal. Alguns dirigentes políticos e militares foram a Cuba e Fidel chegou a enviar mensagens de apoio quando em Portugal se lutava «contra a reacção».
 
«CASTRO SENDS SOLIDARITY MESSAGE TO PORTUGAL'S GONCALVES
Havana Domestic Service in Spanish 2232 GMT 2 Apr 75 FL Lisbon--The Cuban prime minister, Commander-in-Chief Fidel Castro, has sent a message to Portuguese Prime Minister Brig Gen Vasco Goncalves. With sympathies we greet the victories attained against the attacks of reactionary and pro-imperialist forces in their efforts to return your country to the deposed fascist regime, Fidel's message says.The message was delivered personally by PCC Central Committee member, Jesus Montane Oropesa, during a recent visit to Lisbon, the Portuguese capital.Havana Domestic Service in Spanish 2300 GMT 2 Apr 75 FL»
 
Este envolvimento e o simbolismo da presença cubana originou mesmo um atentado contra a representação diplomática de Cuba em Lisboa, em 22 de Abril de 1976. A explosão provocou a morte a dois diplomatas.
 
Nas últimas décadas muitos políticos e intelectuais têm mantido uma relação de admiração em relação a Cuba. Há mesmo movimentos de apoio e solidariedade com o regime cubano, essencialmente contra o bloqueio dos EUA.
 
As primeiras notas de distanciamento que mereceram grande relevo, começaram com Mário Soares. O então Presidente da República chamou «dinossauro» a Fidel, acrescentando que «é uma raça muito respeitada, mas em vias de extinção».
 
O Granma, o órgão oficial do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, tem uma edição em Português.
 
 
publicado por Equipa SAPO às 16:41
link do post | comentar | favorito
|
Últimas notícias sobre Cuba
Últimas referências em blogs sobre Cuba
pesquisa por "cuba" no Tags Sapo

.tags

. açucar

. áfrica

. américa

. angola

. balseros

. cardona

. carter

. carvalhas

. castro

. che

. cienfuegos

. comandante

. congresso

. cuba

. diplomacia

. economia

. etiopia

. eua

. fidel

. gaitán

. granma

. guerrilheiro

. havana

. hubert

. iberoamericana

. líder

. marquez

. matos

. moscovo

. oea

. onu

. opep

. oposição

. oswaldo paya

. pcc

. portugal

. ppc

. prec

. projecto varela

. raul

. reagen

. rebelde

. roque

. rosa coutinho

. santiago

. saramago

. sucessão

. urss

. vasco gonçalves

. todas as tags

.Uma página do

.participar

. participe neste blog

.subscrever feeds