Rádio Reloj em directo

.arquivos

. Agosto 2006

.links

Terça-feira, 1 de Agosto de 2006

Fidel Castro de rebelde a líder

Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu a 13 de Agosto de 1926 em Birán, Mayarí, antiga província do Oriente (hoje província de Holguín). Filho ilegítimo de Ángel Castro y Argiz, um emigrante da Galiza que teve sucesso como proprietário de exploração de açúcar em Cuba. Ángel acabou por ter uma relação extra-conjugal com a mãe de Fidel, Lina Ruz Gonzáles, empregada doméstica na casa do latifundiário.

Fidel frequentou um colégio privado de jesuítas em Santiago e mais tarde a «Escuela Preparatoria Belén» de Havana, regida também por jesuítas. Em 1945 matriculou-se na Universidade de Direito de Havana, na altura, fortemente politizada. Fidel começou aí a participar em acções de agitação, inserido no movimento «Unión Insurreccional Revolucionaria».

Em 1948 estava em Bogotá, na IX Conferência Interamericana, à frente de uma delegação de estudantes universitários, quando começaram os confrontos violentos que levaram ao assassinato do líder liberal colombiano Jorge Eliezer Gaitán.

Este episódio é narrado nas memórias de Gabriel Garcia Marquez em que é abordada a suspeita que foi lançada sobre Fidel Castro de conivência com o Partido Comunista Colombiano e que o obrigou a sair rapidamente da Colômbia.

Nesta fase, Fidel participa e lidera alguns movimentos que se insurgem contra o «neo-colonialismo» dos EUA e começa a exercer a profissão de advogado. Torna-se membro do «Partido del Pueblo Cubano» (PPC), de cariz social-democrata e chega a pertencer às listas para as eleições de Junho de 1952. No entanto, o golpe de estado desencadeado por Fulgencio Batista em 10 de Março impede a realização do acto eleitoral.

No entender de Fidel Castro o partido onde militava teve uma reacção ténue face ao golpe de estado e é a partir daqui que começa a assumir uma posição mais extremada. Rompe com o PPC, funda o grupo «Acção radical» e defende a deposição de Fulgencio através das armas.

Começa a fase do «guerrilheiro». Fidel planeia a ocupação de centros estratégicos, aposta no levantamento popular de algumas províncias e pega em armas. Um dos ataques mais conhecidos é ao quartel de Moncada, em 26 de Julho de 1953. Foi um fracasso. Dos 135 guerrilheiros, foram mortos 60. Fidel conseguiu fugir mas foi preso uma semana depois.

Foi um arcebispo que o salvou da pena de morte. Fidel foi condenado a 15 anos de prisão e o seu irmão, Raúl, a 13 anos. No processo foi o próprio Fidel que fez a sua defesa, com uma intervenção que ficou célebre, sobre o tema «A história me absolverá». Esta intervenção servirá de base para o programa político do Movimento 26 de Julho (MR-26-7) que foi fundado formalmente em 19 de Março de 1955.

A pena de prisão foi cumprida na ilha «los Pinos», hoje «ilha da Juventude». No entanto, dois anos depois, em 15 de Maio de 1955, graças a uma amnistia, Fidel saiu da prisão e exilou-se no México.

Aqui conseguiu reagrupar os guerrilheiros, formalizou o movimento MR-26-7 e recolheu fundos, muitos deles provenientes da comunidade cubana exilada nos EUA. É também no México que Che Guevara se junta a Fidel Castro.

publicado por Equipa SAPO às 17:11
link do post | comentar | favorito
373 comentários:
De estripador a 13 de Agosto de 2006 às 21:27
PORRA QUE JÁ IRRITA!!!!!!!!!!!!
ESTA MERDA É SÓ OTÁRIOS!!!!!!!!!!!!!!!
POR UM LADO TEMOS OS RETARDADOS DOS COMUNAS COM AS SUAS IDEIAS JÁ MAIS QUE BATIDAS E ABATIDAS(A URSS É O MAIOR EXEMPLO DO FALHANÇO DO COMUNISMO), POR OUTRO TEMOS OS PRÓ-AMERICANOS QUE VÊM A AMÉRICA COMO OS GRANDES SALVADORES DO MUNDO, QUE NA REALIDADE NÃO PASSAM DUNS GRANDES CORRUPTOS.
EU ACHO QUE ELES TÊM MUITA LATA EM ACUSAREM OS OUTROS DO QUE QUER QUE SEJA, TÊM UMA MORAL PARA FALAR DO CARAÇAS...POR EXEMPLO INVADEM O IRAQUE ALEGADAMENTE POR CAUSA DAS ARMAS NUCLEARES(OS OUTROS NÃO PODEM TER, MAS ELES PODEM) E NO FIM NEM VELAS!!!!!!!!
TEMOS AINDA OS ISRAELITAS QUE SE ARMAM EM VITIMAS E SÃO TÃO MAUS OU PIORES QUE OS OUTROS...
POR ISTO TUDO E MUITO MAIS É QUE EU QUERO QUE ESSES GAJOS VÃO TODOS PARA O C******!!!!!
De janeiro a 13 de Agosto de 2006 às 21:30
Podes crer é só otarios
De Françisco de BRAGA a 17 de Novembro de 2006 às 14:02
ó estripador, tens toda a razão quanto aos comunistas e o raio que os parta...blocos de esquerda e o caralho...(desculpem).
relativamente aos americanos tudo bem que os gajos por vezes são exagerados(principalmente com governos republicanos),mas não vamos compara-los a essa cambada de mulculmanos que fazem do próprio povo vitimas da miséria...e países riquissimos , o iraque hoje,se não fossem os terroristas apoiados pelo irão ,sirias etc...vivia em relativa paz...e LIBERDADE seus burros.

Comentar post

Últimas notícias sobre Cuba
Últimas referências em blogs sobre Cuba
pesquisa por "cuba" no Tags Sapo

.tags

. açucar

. áfrica

. américa

. angola

. balseros

. cardona

. carter

. carvalhas

. castro

. che

. cienfuegos

. comandante

. congresso

. cuba

. diplomacia

. economia

. etiopia

. eua

. fidel

. gaitán

. granma

. guerrilheiro

. havana

. hubert

. iberoamericana

. líder

. marquez

. matos

. moscovo

. oea

. onu

. opep

. oposição

. oswaldo paya

. pcc

. portugal

. ppc

. prec

. projecto varela

. raul

. reagen

. rebelde

. roque

. rosa coutinho

. santiago

. saramago

. sucessão

. urss

. vasco gonçalves

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

.subscrever feeds